Substantivos - masculino, feminino, singular e plural.
* Anotem que este artigo contem muitas regras gramaticais. geralmente não é muito efeciente decoraer estas regras. é melhor só observar as regras para ter uma noção sobre como o idioma funciona.
A definação de um substantivo em Hebraico é igual a definação de um substantivo em Português.
Substantivo dá nome aos seres, coisas, lugares, ideias e semtimentos.
Antes que começarmos a entender como podemos reconhecer o gênero do substantivo quero escrever uma frase muito importante que ouvi de um professor (doctor) de Hebraico muito famoso em Israel – professor Avshalom Kor:
“Idioma não é uma coisa que se deve explicar, idioma é uma coisa que se deve conhecer”.
Tem coisas em qualquer idioma que não dá para explicar, e mesmo que neste artigo eu vou explicar um pouco sobre os substantivos em Herbaico, a coisa principal é não decorar as regras mas conhecer o idioma atravez de muito exposição ao idioma – ouvir, ler, escrever e falar (podem ler meu artigo “exposição ao idioma“. e com este pensamento vamos começar a conhecer um poucos mais os substantivos em Hebraico.
Masculino e feminino
- A maioria dos substantivos que acabam com a letra ת são femininos. por exemplo: אֵיכוּת, מִסְגֶּרֶת, רֶשֶת
- A maioria dos substantvisos que acabam com ה ָ e são penultimas (como a maioria das palavras Hebraicas) são femininos, por exemplo: חָכְמָה, פִּנָּה, תְּמוּנָה
- A maioria dos órgãos duais como mãos, olhos etc, são femininos. יָדַיִים, עֵינַיִים (veja sobre o plural do dual aqui).
- Nomes de cidades e paises são femininos, por exemplo – יְרוּשָלַיִם, לוֹנְדוֹן, רִיוֹ דֵה זָ’נֵירוֹ
- Todos os outros substantivos são masculinos.
Singular e plural
- Geralmente o sufixo plural do masculino é יִם IM e do feminino é אוֹת OT
por exmeplo מַחְשֵב – מַחְשֵבִים este plural é masculino.
צַלַּחַת – צַלַּחוֹת este é o plural feminino.
(nesta regra tem muitas exceções, e por isso devemos conhecer o idioma através de muita exposição) - quando uma palravra acaba com אוּת UT ou אִית IT, o sufixo plural será יוֹת YOT. Por exemplo:
מְצִיאוּת – מְצִיאוּיוֹת, מַחְסָנִית – מַחְסָנִיוֹת
- DUAL – Outra forma do plural é o dual. Esta forma não existe no Português. Quando nós falamos sobre plural de duas coisas, muitas vezes usamos esta forma, por exemlo, sapato é singular. Gerlamente quando nós falamos sobre sapatos nós falamos sobre dois sapatos. o sufixo dual é ים ַ AIM.
נַעַל – נַעַלַיִם ou outra palavra que usamos nesta forma é ano. quando quermos dizer DOIS ANOS, usaremos o sufixo dual. שָנָה – שְנָתַיִים
Também usamos nesta forma para os órgãos duais como mãos, pés, olhos etc.
- Tem palavras que sempre vem no plural ou no dual.
Sempre no plural – יִיסוּרִים, נְעוּרִים
Sempre no dual – מַיִם, חַיִים
Tem muitos mais a dizer a respeito do nosso assunto, mas essas são as regras principais. E como falei no começo, “Idioma não é uma coisa que se deve explicar, idioma é uma coisa que se deve conhecer”. E para conhecer o idiomas devemos nos expor para ele. pode ler mais sobre isso no meu artigo exposição ao idioma.
Não entendeu uma coisa? Fique a vontade de tirar suas dúvidas no nosso forum de dúvidas no material do site.
Maravilhosa sua explicacao, entendi perfeitamente. Gratidao.
Que bom!
Shalom yohai muito bom!
Obg amigo!
Tov meod!
Porção riquíssima.Obrigado.
Obrigada yoray
Com prazer Simone! 🙂